Pular para o conteúdo principal

Os Melhores dos Melhores, e Com Louvor

No mês passado o blog completou um ano de existência. Pensei em fazer uma lista com os melhores livros até aquele momento, mas infelizmente não consegui fazer. Então aproveitando o final de ano decidi escolher os melhores dos melhores de 2012. E não foi uma tarefa fácil. Todos os livros que li este ano foram magníficos, com exceção de três (50 Tons de Cinza, Strange Angels e Crepúsculo Vermelho), que só me deram raiva. E o engraçado é que apenas 50 Tons de Cinza ganhou resenha, os outros foram ignorados por mim, pois se eu fizesse uma resenha o negócio ia feder. Muito mais do que fedeu com 50 Tons.

Como eu disse a tarefa não foi fácil, escolher os melhores entre os melhores me tirou o sono, tanto que só consegui dormir as seis da manhã.

Separei os livros em duas categorias:

A primeira categoria engloba os gêneros Fantasia - Sobrenatural - Ficção Científica.

A segunda categoria são os romances. É a categoria que tem menos livros, já que eu leio muitos livros de fantasia, sobrenatural e de ficção científica.

PRIMEIRA CATEGORIA: Fantasia - Sobrenatural - Ficção Científica:

1º  Guardians Vol 1, 2 e 3 - Luciane Rangel - Editora Lexia
Sim, não consegui escolher um único volume, então vai a trilogia completa. Guardians me devolveu o entusiasmo que eu tinha ao ler Harry Potter. Aquela sensação única de encantar e que não é qualquer autor que consegue.

2º  Neverending Shadows - Lana Lewis - Editora Clube de Autores
Durante muito tempo fiquei revoltada com os livros de vampiro. Era uma vergonha ver alguns autores tentando fazer algo melhor ou igual a Crepúsculo, e a única coisa que eles conseguiam era fazer mais (Com o perdão da palavra) merda. Então quando já havia perdido as esperanças aparece a Lana ou Gabi Brito e me presenteia com Anise e Caleb.

3º  Immortales - Roxane Norris - Editora Baraúna
Depois do livro da Lana algo magnífico aconteceu... Os livros sem noção sobre vampiros deram uma trégua e sangue novo apareceu. Foi o caso do livro da Roxane, que soube misturar como ninguém vampiros com detalhes históricos.

4º  A Estrada da Noite - Joe Hill - Editora Arqueiro
Este livro tirou minha virgindade dos livros de terror. Nunca tinha lido o gênero, mas me encantei.

5º  O Anjo Poeta - Eddy Khaos - Editora Literata.
Tá aí outro livro que me salvou. Sempre procurei livros de anjos como os filmes Constantine e Legião, mas só me deparava com anjos garbosos e príncipes encantados. Comprei O Anjo Poeta com o pé atrás, mas quando acabei, fiquei com o pé na frente e de boca aberta.

6º  Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos - Renato Rodrigues - Editora Escala
Com humor, criatividade e um grupo nada comum de amigos, Os Dragões de Titânia me proporcionaram muitas risadas, principalmente o centurião chegado a uma birita de nome nada sutil - Alambique.

7º  Redenção - Lívia Lorena - Editora Dracaena
Mais um livro da nova safra de livros vampirescos. A autora pegou um detalhe aqui, outro ali e acrescentou seu toque particular, misturou tudo e conseguiu dar uma nova cara a um ser - como alguns costumam dizer - Saturado.

8º  Os Livros de Esteros - As Crônicas de Fedors - Aldemir Alves - Editora Baraúna
Pegue anjos, deuses, elfos, orcs, anões, criaturas vinda da sua cachola e big-bang. Jogue-as numa folha e misture bem. E o que você vai ter? Um livro recheado de aventura, coisas doidas, mas que no final todas elas fazem sentido.

9º  A Hospedeira - Stephenie Meyer - Editora Intrínseca
Não gosto de Crepúsculo, mas sempre achei que Stephenie Meyer tinha potencial para escrever algo bom e único. E foi isso que ela fez com A Hospedeira. E volto a dizer... Espero que ela não faça uma continuação, pois acho que ela não é uma escritora de séries.

10º  A Mão Esquerda de Deus - Paul Hoffman - Editora Suma das Letras
Embora ainda não tenha feito uma resenha para o livro, ele entra para a lista dos melhores, pois esse foi mais um livro injustiçado. Vi diversas resenhas dizendo que ele era previsível demais. Ou o povo é xarope. Ou burro demais? Porque até agora estou à procura do previsível.

SEGUNDA CATEGORIA: Romance

Ela tem apenas seis livro, já que é o estilo literário que menos leio, mas tudo vai mudar no ano que vem.

Empatados em primeiro lugas estão:

1º Para Sempre Ana - Sergio Carmach - Editora Caravansarai e Redenção - Josiane Veiga - Editora Clube de Autores.
Quebrei minha cabeça tentando decidir qual merecia o primeiro lugar, mas não deu. Ambos tem um lugar especial no meu coração.
Para Sempre Ana me libertou do preconceito e dos traumas que eu tinha com a literatura nacional.
Já Redenção mostra que num relacionamento nem tudo é um mar de rosas, temos pedras no caminho, mágoas, mas no final, continuamos amando a pessoa ao nosso lado. E esse turbilhão de sentimento só a Josy consegue por no papel.

2º Rendição - Josiane Veiga - Editora Clube de Autores
Com este lugar não estou dizendo que o primeiro livro da Saga Jishu é ruim ou não mereça o primeiro lugar, mas ele nos mostra o início de um relacionamento, onde tudo é perfeito. Então vamos dizer que ele é "previsível" pela falta de uma melhor palavra.

3º Senhora Liberdade - Márcia A. Canivello - Editora Clube de Autores
Tenho o pé atrás com romances (Os ditos Chick-lit), principalmente porque eles em sua maioria são escritos por mulheres, que quase sempre nos dão uma protagonista besta, que por amor se rebaixa e fica deslumbrada. Mas a Márcia conseguiu criar uma protagonista apaixonada, mas que não esquece de seu amor próprio.

4º Ser Clara - Janaína Rico - Editora Underworld
Um chick-lit que tem culhões (Mesmo que seja puramente fictício, já que a protagonista é uma mulher muito da doida).
Com Ser Clara dei altas gargalhadas e até paguei alguns micos no ônibus por conta das minhas gargalhadas escandalosas.

5º Você Tem Meia Hora - Camila Nascimento Silva - Editora Subtítulo
Esse foi o primeiro chick-lit que li. Sou mais chegada na literatura fantástica  mas Você Tem Meia Hora me proporcionou bons momentos, mesmo quando quis socar a cabeça da protagonista na parede porque ela não conseguia esquecer o ex-noivo - Um sujeito muito do indeciso. Mas a cada página e capítulo que passava a Bia foi amadurecendo e ganhou minha simpatia.

Espero que vocês tenham gostado e que 2013 venha com mais livros.

Comentários

  1. Estou extremamente feliz e honrada em estar no seu top 10, Catalina!
    Muito, mas muito obrigada de coração!
    Um feliz 2013 e que venha muito mais sucesso para nós!
    Beiijokas

    ResponderExcluir
  2. Olha guardians ali!! em primeiro lugar, que emoção!!!
    MUITO obrigada, Cat! Você é uma querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua lista e alguns livros vou ler por curiosidade e principalmente aqueles que fogem a linha de anjos e vampiros tradicionais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amei os títulos, Cat! Conheço a maioria e realmente sei que merecem esse destaque. Preciso ler o da Roxanne, parece ser ótimo.

    Aliás, já publiquei minha lista no Blog e vc tem dois títulos entre os preferidos. =D

    http://livrosserie-byniki.blogspot.com.br/2012/12/os-melhores-de-2012.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olha o Redenção ali!! Poxa muito obrigada... Encheu meu coração de alegria! =D
    Beijos e que você tenha um 2013 cheio de coisas lindas!
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  6. Esteros fazendo parte desta lista é uma honra! Só Deus sabe o quanto sofri para publicar o meu livro, e ainda teve demora por parte da editora, revisão péssima e...Mas no fim Recebo mais um reconhecimento e fico muito feliz! Obrigado Catalina pelo apóio, nota 10 pra vc também!

    Feliz ano novo e paz no coração!

    ResponderExcluir
  7. IHUUU!
    Obrigado pela lembrança, amiga escritora! Votos para um 2013 cheios de alegria com sua obra e que venham muitas outras!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tent...

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? ...

(Resenha) Rendição - Josiane Veiga

Sinopse: Dentro da moralista sociedade japonesa, duas almas gêmeas lutam desesperadamente para viver seu amor. Ken Takeshi foi descoberto na infância por um caça talentos. Artista nato, ao lado de quatro amigos tornou-se um dos maiores ídolos do Oriente. Porém, o rapaz que era o sonho de todas as mulheres amava outro homem... Rendição fala da luta de dois jovens para viver um amor proibido. É o primeiro original voltado ao público GLS de Josiane Veiga e, sobre ele, a autora comenta: “É uma história de amor. Uma pura história de amor, capaz de enfrentar todos os desafios, sem deixar-se abater.” Acho que já faz um ano ou vai fazer que conheço o trabalho da Josy, e a cada livro que leio vou me surpreendendo. Uma das características do trabalho da Josy é usar assuntos polêmicos, mas na medida certa. Sempre digo que os autores devem procurar seu estilo, sem desejar imitar outro autor, e isso a Josy faz de maneira brilhante. Quando disse a ela que iria ler “Rendição” uma de s...