Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Perspicácia - Marco Antonio Rodrigues


Sinopse: O trabalho reúne 77 textos variados. Fala de atualidades e de antiguidades, ora foca no espírito, ora nas dores, ora toca nas emoções, ora mexe com os instintos, mas em todos os momentos impõe introspecção e obriga a reflexão. As páginas desta obra tranquilizam e nutrem, aquietam e impulsionam, tocam nas feridas de forma medicamentosa. É um livro leve, revigorante e sobretudo transformador.

Resenha: 

A primeira resenha do ano não poderia ser melhor, já que uma das minhas resoluções de ano novo é ler novos estilos literários.
Sempre leio livros de Fantasia, afinal foi esse estilo que me ensinou a apreciar livros.

Prometi a mim mesma que em 2013 iria ler mais romances, terror, suspense e por que não livros de auto-ajuda.
Calma! Não continuo com ressaca de réveillon, simplesmente quero explorar coisas novas. E não há crime nisso.

Confesso que comecei a ler "Perspicácia" com o pé atrás. Sempre tive um certo preconceito com livros de auto-ajuda, mas com este a experiência foi diferente

"Perspicácia" não é um daqueles livros de auto-ajuda que mostra o problema e de repente dá uma solução mágica, pelo contrário, ele mostra o problema e ao invés de dar o ingrediente secreto, nos faz parar e refletir.

 O livro traz 77 textos, que se assemelham muito a crônicas encontradas nos jornais e revistas. Talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto. Ou então estou ficando mais velha e sábia.

Os textos abordam os mais variados temas e todos falam do nosso cotidiano
E confesso que foi muito bizarro me deparar com dois temas que uma vez eu e minha família discutimos após um almoço.

Os textos que mais me cativaram foram: Irresponsável Ajuda, Eu e Eu, Disco de Vinil, Troféus, Muletas, Cães, Embarque e Desembarque, Inigualável Plágio, A Porca Emperrada, Treinamento, Teoria Sem Prática, Perdido e Despedida Consciente.

E pra quem ficou com vontade de ler, o livro será sorteado aqui no meu blog, no dia 31/01/2013

Para concorrer os participantes devem comentar na postagem do sorteio e comentar a resenha até o dia 30/01/2013

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/252515-perspicacia
Fanpage: http://www.facebook.com/perspicacia.livro?fref=ts

Comentários

  1. Eu imaginei que Perspicácia fosse um livro de contos e crônicas... acho que não errei no meu julgamento, principalmente após ler tua resenha, Cat.
    Fiquei instigada com o livro do Marco e já o coloquei na minha lista de leitura de 2013.

    Como sempre, sua opinião é preto no branco. Adooooro! ♥

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal sua resenha Cat. Tenho um pé atrás também no gênero de auto-ajuda, mas este livro parece superar a minha desconfiança. Uma vez tentei ler O Monge e o Executivo, e quando começou a mostrar uma solução mágica (como você falou) de repente eu parei.
    O Tema Eu e Eu parece legal, gostei do nome!
    A capa não me chamou atenção, mas possa ser que tenha algo haver com o livro. Beijos :*
    Aah, e obrigado por sempre está presente no meu blog ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei a Resenha. Conheço o autor, mas ainda estou devendo a resenha dele. Espero poder resenhá-lo em breve.
    Beijos, Kaio
    diadeleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro do Marco e o texto realmente tem uma certa conotação de autoajuda. Mas não acredito que a intenção do autor tenha sido exatamente essa, já que o livro nem tem um tema específico. O objetivo parece ser mesmo despertar a reflexão no leitor, o que é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Bem eu tinha certo problemas com livros classificados como auto ajuda, mas olha que li alguns muito bons e que faz refletir. Gostei da resenha, a capa é legal e quem sabe eu não o leia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nao gosto do estilo, mas se é indicação sua vou atras

    ResponderExcluir
  7. Livros que nos ajudam a refletir são mais valiosos que aqueles que nos dão a solução "vomitada" para o problema ...
    Afinal, nem sempre existe uma solução que serve para todos!E o livro parece ensinar a pescar, e não entrega o peixe de bandeja!Legal!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olha nunca fui fã de auto ajuda, o único que li foi "O segredo", e achei muito repetitivo. Mas sempre estou apta a tentar novamente ainda mas porque esse e de contos e parece trazer bastante a realidade do nosso dia a dia. Como diz Catalina bora ler novos gêneros esse ano!!

    ResponderExcluir
  9. É minha irmãzinha ,sem dúvida o livro é bom , já que eu dei uma espiadinha nele lá na sua casa . Aproveito para concordar com vc quando diz que está ficando mais velha e sábia ...

    ResponderExcluir
  10. Eu achei toda a ideia desse livro sensacional!
    A resenha também ficou linda...
    O livro parece surpreender em sua integridade e sensibilidade. Estou muito, muito curiosa quanto a lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o livro faz a gente refletir bastante, mt legal ...

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li livro com esse estilo literário (crônica) eu também quero ficar mais velha e sábia ^^

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito desse estilo literário, faz bem separar alguns momentos para a reflexão.
    Gostei muito da resenha.
    Muito curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  14. A partir do seu relato fiquei sim, com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tent...

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? ...

(Resenha) Rendição - Josiane Veiga

Sinopse: Dentro da moralista sociedade japonesa, duas almas gêmeas lutam desesperadamente para viver seu amor. Ken Takeshi foi descoberto na infância por um caça talentos. Artista nato, ao lado de quatro amigos tornou-se um dos maiores ídolos do Oriente. Porém, o rapaz que era o sonho de todas as mulheres amava outro homem... Rendição fala da luta de dois jovens para viver um amor proibido. É o primeiro original voltado ao público GLS de Josiane Veiga e, sobre ele, a autora comenta: “É uma história de amor. Uma pura história de amor, capaz de enfrentar todos os desafios, sem deixar-se abater.” Acho que já faz um ano ou vai fazer que conheço o trabalho da Josy, e a cada livro que leio vou me surpreendendo. Uma das características do trabalho da Josy é usar assuntos polêmicos, mas na medida certa. Sempre digo que os autores devem procurar seu estilo, sem desejar imitar outro autor, e isso a Josy faz de maneira brilhante. Quando disse a ela que iria ler “Rendição” uma de s...