Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Incendeia-me - Tahereh Mafi


Título: Incendeia-me
Autora: Tahereh Mafi
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito

Sinopse: O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado.
Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá.

Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.

Resenha: 

Ultimamente adquiri o gosto por distopias e há alguns dias terminei de ler Incendeia-me, último livro da trilogia Estilhaça-me. 

Estilhaça-me é uma das minhas distopias favoritas, mas apesar de gostar muito da trilogia há um detalhe na trama que é difícil de engolir: Juliette (A protagonista). Por causa desse personagem quase abandonei a trilogia duas vezes. Minha paciência foi posta a prova enquanto lia o segundo livro Liberta-me. Só continuei por causa do Warner e Kenji, que são os únicos personagens com personalidade. 

Incendeia-me começa mostrando a recuperação de Juliette após ser baleada pelo chefe supremo do Restabelecimento e com a terrível notícia de que os rebeldes foram aniquilados. Sem acreditar nos fatos, Juliette decide investigar se as informações são verdadeiras. E é claro que a moça recebe a ajuda de Warner, que decidiu se voltar contra seu pai e o governo. 

Juliette finalmente parou de chorar e decidiu que é hora de pegar o touro a unha. Acredite, esse detalhe deveria te animar, já que a moça deixou de ser besta, mas mesmo quando ela decide lutar, você fica com raiva. Juliette é tão insuportável, que nem lutando agrada. 
Enfim, após uma pequena "investigação" Juliette e Warner encontram sobreviventes. Não vou dizer quem são todos, mas posso dizer que Adam (o namorado insuportável) está entre eles. 

Após uma conversa Juliette tenta convencer os sobreviventes a derrubar O Restabelecimento, mais precisamente o pai do Warner. O problema é que o Adam não gosta muito da ideia e dá um verdadeiro chilique. 
Esse é um dos detalhes que me irritaram nos livros. O mundo está em guerra, pessoas estão morrendo, praticamente todos os rebeldes do Ponto Ômega foram mortos, há fome por toda a parte, e Adam e Warner ficam brigando entre si pra ver quem come a Juliette, ou melhor, o Adam briga, porque tem um momento que o Warner meio que desiste dessa rivalidade. Warner tem coisas mais importantes para fazer. É por isso que eu gosto do cara. Ah! E é claro, Juliette fica o tempo todo na dúvida com quem ficar, já que ambos são os únicos que podem tocá-la. 

Porém, apesar do drama: Quem vai comer quem? Incendeia-me traz surpresas e mostra um pouco mais sobre o passado do Warner e suas reais intenções. Também há muita ação e o final ficou perfeito. Ficou uma coisa meio "Continua...". Ou não. 

Leia e descubra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tent...

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? ...

(Resenha) Contando Estrelas - Luciane Rangel

  Título: Contando Estrelas. Autora: Luciane Rangel. Páginas: 264. Editora: Qualis. Sinopse: A ideia de um trabalho voluntário nunca passou pela cabeça de Elisa. Na verdade, era algo que ela jamais faria, não fosse essa uma exigência louca de uma das professoras da escola. O trabalho em dupla poderia ter sido com uma de suas amigas ou com o lindo do Miguel... Mas quis o destino, e o sorteio feito pelas mãos da professora, que o escolhido para ser seu par fosse o aluno novato da turma, um sujeito meio esquisito, calado, e que passava os intervalos das aulas no estranho hobby de dobrar estrelas de papel, como se elas tivessem algum significado. Mal sabia ela que o trabalho realizado em um hospital infantil, junto à companhia do “esquisitão”, fosse acrescentar muito mais à sua vida do que as aulas do colégio. Ele parecia enxergar nas pessoas muito além do que olhos comuns poderiam ver, e suas estrelas pareciam fazer parte de algo maior do que um simples hobby. Algum tipo de missão, u...