Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Divergente - Veronica Roth


Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Resenha:

Acho que esse mês foi o mês dos livros: “Não quero ler porque estou com medo”.

Divergente também foi um livro que evitei por algum tempo. Sei que o que vou dizer aqui vai deixar muitos fãs de Jogos Vorazes furiosos, mas acho que faço parte da facção Franqueza. O motivo que me fazia evitar Divergente era este: “Esse livro deve ser uma cópia de Jogos Vorazes e deve ter uma protagonista besta a altura da Katniss”.

Agora vou pagar minha boca, porque Divergente não tem nada a ver com Jogos Vorazes, apenas o fato de se passar num mundo distópico.

Poderia falar da trama, mas como o livro já tem muitas resenhas por aí, vou me concentrar no que eu achei da trama.

Li em muitas resenhas, que a trama era parada, porém não senti dessa forma. Talvez seja porque li a versão em inglês. Algumas traduções são mal feitas e até dão outra atmosfera a trama. Também não achei a Tris idiota, pelo menos ela não fica chorando e se lamentando quando o bicho pega, como a Katniss de Jogos Vorazes ou a Juliette de Estilhaça-me.

Outro detalhe foi o Quatro. Não achei o cara tão brucutu como muitos leitores disseram. E muito menos, desprovido de sentimentos. O cara é bruto quando tem que ser e é sentimental quando precisa.

O primeiro livro acaba num momento meio crucial, que deixa muitas perguntas para a continuação.

Ah! E tenho mais uma confissão: Só decidi ler a trilogia porque li um Spoiler épico sobre o terceiro livro e fiquei curiosa a respeito. Afinal, quero tirar uma dúvida do meu sistema. 

Comentários

  1. Já peguei esse livro na mão varias vezes para ler e sempre desisto. Mas vou ler ainda, afinal comprei a trilogia inteira hehehe. Diferente de você peguei um spoiler do final e como não gostei do que fiquei sabendo, até por isso que estou enrolando para ler. E só para constar, eu amo a Katniss e não concordo com você hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? ...

(Resenha) Contando Estrelas - Luciane Rangel

  Título: Contando Estrelas. Autora: Luciane Rangel. Páginas: 264. Editora: Qualis. Sinopse: A ideia de um trabalho voluntário nunca passou pela cabeça de Elisa. Na verdade, era algo que ela jamais faria, não fosse essa uma exigência louca de uma das professoras da escola. O trabalho em dupla poderia ter sido com uma de suas amigas ou com o lindo do Miguel... Mas quis o destino, e o sorteio feito pelas mãos da professora, que o escolhido para ser seu par fosse o aluno novato da turma, um sujeito meio esquisito, calado, e que passava os intervalos das aulas no estranho hobby de dobrar estrelas de papel, como se elas tivessem algum significado. Mal sabia ela que o trabalho realizado em um hospital infantil, junto à companhia do “esquisitão”, fosse acrescentar muito mais à sua vida do que as aulas do colégio. Ele parecia enxergar nas pessoas muito além do que olhos comuns poderiam ver, e suas estrelas pareciam fazer parte de algo maior do que um simples hobby. Algum tipo de missão, u...

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tent...