Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Morte Súbita - J. K. Rowling


Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.

A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.

Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.

A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora com mais de 450 milhões de exemplares vendidos.


Resenha:

Este foi um livro que comecei a ler, depois parei, depois voltei. Até que um dia disse a mim mesma “Vou terminar, já virou questão de honra”.

O problema foi entender que diabos era Pagford. Sim, porque eu fiquei confusa, não entendia se Pagford era uma cidade, vilarejo, bairro ou simplesmente algo decorativo. Depois de passar pelas primeiras 57 páginas, comecei a entender.

Na trama existe a cidade de Yarvil e Pagford é um vilarejo. Como um “sub-município” ligado a Yarvil.

Os moradores do vilarejo têm uma rixa com o município por causa de um complexo habitacional chamado Fields, que é da responsabilidade de Pagford. São os moradores do vilarejo que pagam a manutenção de Fields, ondo moram pessoas que dependem da ajuda do governo.

A situação é mais ou menos essa: Imagine que você vive ao lado de um complexo habitacional cheio de gente “de classe” e que vive do bolsa família. Acho que já deu para ter uma noção.
Apesar do Conselho de Pagford ser quase 100% Anti-Fields, existe um pequeno grupo Pró-Fields, que é liderado pelo conselheiro Barry Fairbrother.

Nascido e criado em Fields, Barry talvez seja um dos raros casos de alguém que viveu na pobreza, mas conseguiu triunfar. É por isso que ele luta com unhas e dentes para que Fields e seus moradores não sejam abandonados.

As coisas começam a mudar, quando Barry sofre um aneurisma e morre. Seus inimigos no conselho veem a oportunidade perfeita para acabar com Fileds de uma vez por todas.
“Morte Súbita” é recheado com situações que poluem a sociedade e mostram que o ser humano é pior do que um bicho irracional.

A trama é recheada  de hipocrisia, gente que quer se dar bem na vida sem o menor esforço, de gente invejosa, que chega ao cúmulo de sentir inveja até da morte do vizinho.
No livro vemos vários núcleos: Os ricos, os meia boca, os bons samaritanos, os coitados, os loucos, as fofoqueiras, os drogados, os bulinados (Pessoas que sofrem bullying na escola) e os adolescentes babacas, que querem ser autênticos, mas no final são tão idiotas quanto os outros.

Agora uma nota pessoal:

Adoro Harry Potter e já expliquei várias vezes o por quê. Então não vou voltar a repetir. Mas pra quem acompanhou a série desde o começo, pode notar que existe um pequeno escorregão por parte da J. K. Até o quarto livro da série víamos Harry caminhando para um certo final. A partir do quinto livro a autora mudou um pouco a trama, deixando algumas lacunas. Não vou expor aqui na resenha, afinal, não é Harry que estou avaliando.

Mas com “Morte Súbita” eu senti que a autora foi mais honesta na sua escrita. Ela não teve medo de mostrar o lado mais podre do ser humano. Tratou de assuntos polêmicos sem deixar vulgar ou idiota. O que pra mim foi um máximo.
J. K. Rowling mostra nesse livro que ela realmente tem o dom e que é boa no que faz.




Comentários

  1. Estou lendo esse livro e estou me arrastando na leitura. Acho que autora exagerou no montante de personagens. Vamos ver o que vai dar, mas por enquanto não estou gostando.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabe estou louca para conseguir esse livro e lê-lo. Adorei a resenha.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Acredito que com esse livro, a J.K calou a boca de muito imbecil que acreditava que seu sucesso só seria passageiro e apenas em HP.
    A história parece muito boa.
    Ótima resenha, Cat!
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de