terça-feira, 1 de setembro de 2015

(Resenha) O Pássaro - Samanta Holtz


Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados.

Resenha:

Sempre ouvi falar da autora Samanta Holtz e no quanto é talentosa. Infelizmente, elogios em excesso sempre me mantêm afastada. Já li diversos livros que sempre são bem elogiados e acabei dando com os burros na água. 

Porém, um dia estava à toa no centro da minha cidade e entrei numa livraria e encontrei o livro da autora “O Pássaro”. Fiquei naquela dúvida cruel se comprava ou não. Então, vi que o livro estava em promoção e decidi comprá-lo. É claro que o coitadinho ficou na minha pilha de livros esperando sua vez, até que no mês passado ela finalmente chegou.

Livros de época podem ser maravilhosos de se ler, ou não. Depende muito de como o autor conduz a trama. Mas logo nos dois primeiros capítulos percebi que a autora merece todos os elogios. A cada capítulo vemos o quanto de cuidado a autora teve com a pesquisa, coisa que muitos autores nacionais ainda deixam muito a desejar. 

Na trama nos deparamos com Caroline, uma jovem rica, que apesar de viver em berço de ouro é reprimida pelo pai, que não se importa com o bem estar da filha e sim, com o que a sociedade vai falar. 

O barão de Mondevieu é um ser asqueroso. Sério, fiquei com nojo do sujeito.

Caroline não caiu no meu gosto logo no início. Eu a achei muito egoísta. Ela deseja tanto ser feliz e livre, que não pensa nas consequências. Inventa mentiras apenas para se livrar de situações ruins e nem pensa no que pode acontecer com os outros. É primeiramente prometida para o melhor amigo, que na medida do possível é o melhor partido que se pode querer, mas não, ela tem que ter um chilique e fugir. Quando o pai troca o pretendente, dei muita risada. Até gritei “Toma cheirosa!”.

Cheguei a pensar que ficaria com raiva da protagonista até o final do livro. Porém, a partir do capítulo 19, Caroline muda suas atitudes e começa a ficar mais agradável. 

E não é apenas ela que modifica seu jeito de ser. Até mesmo sua irmã e mãe, que são submissas aos maridos, começam a botar as manguinhas de fora. E é nesse momento que descobrimos segredos. Não dá pra falar, é spoiler. Mas é muito legal.

Vi em diversas resenhas que os leitores não gostaram do final, mas eu amei. Achei corajoso e perfeito. Se o final não fosse aquele, o destino de todos os envolvidos seria muito diferente. Entendo os leitores que não gostaram, mas se levarmos em conta o desenvolvimento da trama, o final é perfeito. 

“O Pássaro” é um livro que fala sobre liberdade, sacrifício e amor. E é o segundo melhor livro nacional lido neste ano. 




3 comentários:

  1. Olá Catalina, eu ainda não li nada da Amanta, mas conheci ela em um evento e ela é super fofa *--* Esse livro parece ser bom, gostei do enredo e do final ser perfeito para o desenvolver da historia e não o perfeito dos leitores =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  2. Oi, Catalina.
    Eu já ouvi falar bastante sobre esse livro e vários elogios a autora, mas até agora nem sabia do que se tratava na verdade. Gostei pois, adoro livros do gênero. A capa pelo que eu me lembre era outra, esa ficou melhor. E gosto quando um autor não faz um final para agradar a todos e sim um que de sentido a história. Quero muito ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Querida Catalina,

    Adoreiiii ler sua resenha e a forma transparente como opinou sobre cada detalhe do livro, da personagem e do desenvolvimento da história!! <3 É sempre muito gostoso sabermos a forma como a história "se desenvolveu" no coração do leitor - afinal, a leitura é única para cada um, né!!

    Obrigada pelas palavras e por dividir sua opinião aqui, com seus leitores!

    Beijos no coração,
    Sam

    ResponderExcluir