Pular para o conteúdo principal

(Resenha) As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis


Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.

Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.


Resenha:

Antes de falar sobre a série, vamos a um dado curioso que aconteceu na minha casa.

Em 2005  eu fiz uma pequena lavagem cerebral na minha sobrinha ( Livia ou Lilly como muitos a conhecem) a transformei numa Potterhead. Eu a contaminei com o meu amor pelos livros da Série Harry Potter.

Seis ou sete anos depois foi a vez dela tentar me contaminar. Ela é fã de As Crônicas de Nárnia e sempre ficava na minha orelha dizendo para eu assistir aos filmes com carinho (Aqui em casa nós temos o sistema... Faça o infeliz ver o filme e depois esfregue o livro no nariz dele). Lembro que na época vivia passando os dois primeiros filmes de Nárnia na tv a cabo e a minha sobrinha só buzinando.

Depois de muita luta, decidi assistir aos filmes... Achei legal, mas não me apaixonei.
Não satisfeitas (Sim, plural. Porque a outra sobrinha também entrou na parada) me disseram para assistir A Viagem do Peregrino da Alvorada. E novamente fugi. Até que um belo dia Mariana (a outra sobrinha) praticamente me obrigou a assistir dizendo "Ah, tia, senta aí! Você vai gostar, tem um dragão!".


Assisti e por incrível que pareça, esse me agradou. O que chega a ser irônico, já que boa parte dos fãs detestou.


Enfim... Mês passado eu estava à toa no quarto das minhas sobrinhas e meu olho bateu no volume único da série, que aliás está lá na estante dela há anos. Olhei para o livro e disse para mim mesma "Quer saber... Vou ler!". Peguei o livro emprestado e li.

Poderia falar um pouquinho de cada livro, mas aí a resenha vai ficar muito maior do que já está, e vou acabar soltando algum spoiler. Então vou falar o que achei da série em geral.

Até agora estou me perguntando "Por que eu não li antes?". Sério! Os livros são incríveis. Não são chatos e nem ficam cansativos na maior parte e terminam de forma espetacular. Não estou dizendo que o final de cada um não seja espetacular, o que eu quero dizer é que sempre ouvi o seguinte "O começo é chato, o meio é mais ou menos e o final é show de bola. Não sei porque o autor enrola tanto".

E agora eu fico me perguntando igual ao professor Kirke "O que ensinam nas escolas hoje em dia?". Sério, a cada dia vejo que os jovens ficam mais e mais tapados. É como se por o cérebro para funcionar fosse causar o fim do mundo. 

Dos sete livros os meus favoritos são: O Sobrinho do Mago, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata e A Última Batalha.

Os outro livros: O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa e Príncipe Caspian são legais, gostei bastante, mas os outros têm um lugar especial.

O único que eu gostei mais ou menos foi O Cavalo e Seu Menino. O livro não é ruim, mas o achei meio lento. Os calormanos são um saco e também a Rainha Susana. Oh, mulher frouxa, enquanto está todo mundo na batalha, ela fica em Cair Paravel chorando as pitangas, e o pior, a briga é por causa dela.

Ah, outro detalhe... Como eu assisti os filmes e depois li os livros, fica um pouco difícil visualizar os personagens como são descritos. Por exemplo... Eu não consigo visualizar o Príncipe/Rei Caspian loiro. E olha que eu tentei.

Agora acho que minha sobrinhas vão me deixar em paz. Elas finalmente me transformaram num narniano. E para terminar.... POR NÁRNIA!!!

Comentários

  1. Amei a resenha! Pegarei este livro emprestado em breve e acho os filmes normais. Rsrsrs;
    Beijo e bem vinda de volta ao blog.
    Tava com saudades ♥

    ResponderExcluir
  2. Estou relendo As cronicas de Nárnia para o desafio que eu estou participando. E amei da primeira vez quando eu era criança e estou gostando ainda mais agora. Vale muito a pena. Não tenho um preferido, gosto de todos.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de