Pular para o conteúdo principal

Como Manter os Idosos em Casa



Depois de ver alguns stories no instagram, decidi responder essa dúvida de muitas pessoas nesses tempos de coronavírus… Como manter os idosos em casa?

Gostaria de dizer que há uma resposta fácil, porém, se eu fizesse isso seria uma mentira. A melhor maneira de agir com seu idoso é paciência e diálogo.

Eu sei, nossos velhinhos são teimosos, e muitas vezes não querem nos ouvir, ou simplesmente fingem surdez só para fugir de seus filhos, sobrinhos ou netos.
Como uma pessoa que cuidou de dois idosos por 20 anos, tenho algumas dicas, ou uma dica.

A primeira coisa que você deve levar em conta é que o idoso não gosta de depender de ninguém. A maioria é auto suficiente, e apesar da idade, muitos ainda trabalham, vão ao mercado, farmácia e tomam banho sozinhos. Porém, quando algo os impedem de fazer suas coisas, seja por uma doença ou a pandemia, que está ocorrendo, eles se sentem sufocados e em muitos casos, um peso para a família.

Lembro quando meu pai tinha 77 anos e um dia ele quis ir ao mercado comigo, e eu não deixei. Não porque não quisesse sua companhia, mas pelo fato de que eu tinha que carregar um carrinho de feira, uma sacola reciclável e mais o meu pai, que tinha dificuldades para andar devido a um derrame, e para piorar a calçada do mercado era toda esburacada. 

Quando disse para o meu pai que ele não iria, o velhinho ficou revoltado, então perguntei “Pai, por que você quer ir tanto no mercado comigo?” E a resposta foi “Eu quero te ajudar, não acho justo que só você faça tudo”.

Foi então que percebi que meu pai se sentia inútil, um peso. E as vezes quando o velhinho quer sair, é porque ele não quer se sentir inútil, não quer se sentir um peso para as pessoas ao seu lado, pois ele acha que vai incomodar.

E a melhor maneira de contornar essa situação é conversar, explicar para seu pai, mãe, avós, que eles não são inúteis ou um peso, e que o motivo de mantê-los em casa é para sua segurança e saúde, e se mesmo assim eles ainda insistirem, explique que eles são importantes, essenciais para o convívio da família, e que agora chegou a hora de vocês, filhos, netos ou sobrinhos cuidarem deles, assim como fizeram por vocês na infância. 
Não sei se essa tática vai funcionar com todos, porque eu sei que existem idosos que são muito teimosos.

Meus pais eram muito importantes na minha vida e ainda são, mesmo não estando mais aqui. É por isso que estou fazendo este post, para ajudar outros a cuidar de seus velhinhos. E por favor, não desistam deles, mesmo com toda a teimosia. 
E você que é idoso, por favor, fique em casa, escute seus filhos, sobrinhos ou netos. Eles não são chatos por mantê-los em casa, é apenas preocupação, cuidado com as pessoas mais importantes em suas vidas.

Por isso, cuidem uns dos outros e mais uma vez, paciência e muito amor nesses tempos de pandemia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de