Pular para o conteúdo principal

Último Chilique do Ano


Em 2012 vi vários absurdos envolvendo autores nacionais: Dono de editora gritando com autor/cliente no meio da Bienal, autor sendo expulso do estande - também na Bienal, autor sendo sacaneado pela editora a respeito dos direitos autorais, blog literário sumindo com livros de Book Tour. Enfim... A lista é enorme, mas nenhuma delas se compara a falta de consideração que alguns colegas tem com o nosso trabalho.

Ontem deixei o grupo Escritores Brasileiros (Facebook). Motivo: A chatice de alguns colegas que querem proibir a propaganda dos outros colegas.

Sempre digo que nós autores independentes estamos no mesmo barco e prejudicar o outro colega não nos torna mais inteligentes, legais, ou venderemos mais e teremos milhares de leitores. Pelo contrário, vai apenas nos prejudicar e nos deixar com a fama de frescos.

Para que meus digníssimos colegas entendam de uma vez por todas, vou me usar como exemplo:

Há dois meses (+ ou - ) lancei a promoção 100 curtidas da página do meu livro. Divulguei a promoção pelos grupos no Facebook, Skoob e Twitter. Meus amigos e familiares também divulgaram diversas vezes pelas redes sociais. Agora sabem quanta vezes a editora divulgou? Três.

Vou dar um desconto, afinal a editora é pequena e não deve ter tantos funcionários. Mas... E as outras, como por exemplo: Novo Século, que acredito tem mais funcionários.

E não estou querendo dizer que é apenas a editora que tem que divulgar. O trabalho de divulgação deve ser feito em conjunto. Entre autor e editora. Mas o que eu vejo é o autor com ele mesmo.

Neste mês comprei três livros de autores que publicaram pela Novo Século:

Adeus à Humanidade - Márcia Rubim
Eu, meu pai e meus outros amores - Lilian Reis
A Última Nota - Lu Piras e Felipe Colbert

Só conheci os autores porque eles divulgam em peso pelas redes sociais.
Sabem quantas vezes vi a Novo Século divulgar? Nenhuma

Agora imaginem  se proibirmos os autores de divulgar... Não vamos conhecer novas obras e elas serão mais difíceis de chegar ao público.

Tem muita gente que reclama da autora Lilian Reis. Até já vi alguns colegas dizendo que ela não tem semancol, por divulgar em demasia sua obra.

Olha, não é por nada não, mas isso tem um pinguinho de inveja. Inveja (Que eu também partilho, mas a minha é mais saudável) do tempo que ela disponibiliza nas suas divulgações, enquanto os outros autores só ficam reclamando por aí, que sua obra não vende e outras chatices.

Uma vez no próprio grupo "Escritores Brasileiros" vi o comentário de um autor dizendo que achava divulgações em massa falta de educação e que espantavam os leitores. Novamente, não é por nada não, mas divulgação pingada não funciona comigo (E com outras pessoas que conheço) Até porque não entro todo o santo dia no Facebook e acabo deixando algo passar. Agora as divulgações em massa são mais fáceis de se visualizar.

Concordo que propagandas repetitivas as vezes enche o saco (Depende da Propaganda), mas isso é a mágica da publicidade, fazer lavagem cerebral. Afinal, eu tenho certeza que esse cara que tanto reclama no grupo já comprou uma latinha de coca-cola ou guaraná, só porque viu ou ouviu a propaganda e de repente deu vontade de beber.
Atire a primeira pedra quem nunca comprou algo motivado por uma propaganda.

E para terminar: Não proíbam as propagandas. Elas são necessárias. Não limitem ainda mais o nosso espaço, que já é pequeno. 



Comentários

  1. Gostei e qualquer coisa é só pedir que ajudo na medida do possível só não faço milagres.

    ResponderExcluir
  2. Isso não lembra a briga que tive com autores do CDA que reclamavam que não vendiam? Eu sugiri booktours, postagens no face, no twitter, etc. e fui escurraçada pq eles "não tinham tempo".
    Concordo totalmente com vc, que vão todos se catar!

    ResponderExcluir
  3. Olha Cat... Eu concordo com você. Gosto de publicação, quanto mais divulgação melhor... Agora depende da divulgação.
    Fico revoltado em ver grupos que fixam postagens do tipo:
    ''Faço revisões de livros por precinhos acessível, faço isso, faço aquilo... é tudo baratinho...'' Cara, o nome já diz tudo ''grupo'' e pessoas (administradores) se ''beneficiam'' com isto.
    :D Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de