Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Perspicácia - Marco Antonio Rodrigues


Sinopse: O trabalho reúne 77 textos variados. Fala de atualidades e de antiguidades, ora foca no espírito, ora nas dores, ora toca nas emoções, ora mexe com os instintos, mas em todos os momentos impõe introspecção e obriga a reflexão. As páginas desta obra tranquilizam e nutrem, aquietam e impulsionam, tocam nas feridas de forma medicamentosa. É um livro leve, revigorante e sobretudo transformador.

Resenha: 

A primeira resenha do ano não poderia ser melhor, já que uma das minhas resoluções de ano novo é ler novos estilos literários.
Sempre leio livros de Fantasia, afinal foi esse estilo que me ensinou a apreciar livros.

Prometi a mim mesma que em 2013 iria ler mais romances, terror, suspense e por que não livros de auto-ajuda.
Calma! Não continuo com ressaca de réveillon, simplesmente quero explorar coisas novas. E não há crime nisso.

Confesso que comecei a ler "Perspicácia" com o pé atrás. Sempre tive um certo preconceito com livros de auto-ajuda, mas com este a experiência foi diferente

"Perspicácia" não é um daqueles livros de auto-ajuda que mostra o problema e de repente dá uma solução mágica, pelo contrário, ele mostra o problema e ao invés de dar o ingrediente secreto, nos faz parar e refletir.

 O livro traz 77 textos, que se assemelham muito a crônicas encontradas nos jornais e revistas. Talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto. Ou então estou ficando mais velha e sábia.

Os textos abordam os mais variados temas e todos falam do nosso cotidiano
E confesso que foi muito bizarro me deparar com dois temas que uma vez eu e minha família discutimos após um almoço.

Os textos que mais me cativaram foram: Irresponsável Ajuda, Eu e Eu, Disco de Vinil, Troféus, Muletas, Cães, Embarque e Desembarque, Inigualável Plágio, A Porca Emperrada, Treinamento, Teoria Sem Prática, Perdido e Despedida Consciente.

E pra quem ficou com vontade de ler, o livro será sorteado aqui no meu blog, no dia 31/01/2013

Para concorrer os participantes devem comentar na postagem do sorteio e comentar a resenha até o dia 30/01/2013

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/252515-perspicacia
Fanpage: http://www.facebook.com/perspicacia.livro?fref=ts

Comentários

  1. Eu imaginei que Perspicácia fosse um livro de contos e crônicas... acho que não errei no meu julgamento, principalmente após ler tua resenha, Cat.
    Fiquei instigada com o livro do Marco e já o coloquei na minha lista de leitura de 2013.

    Como sempre, sua opinião é preto no branco. Adooooro! ♥

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal sua resenha Cat. Tenho um pé atrás também no gênero de auto-ajuda, mas este livro parece superar a minha desconfiança. Uma vez tentei ler O Monge e o Executivo, e quando começou a mostrar uma solução mágica (como você falou) de repente eu parei.
    O Tema Eu e Eu parece legal, gostei do nome!
    A capa não me chamou atenção, mas possa ser que tenha algo haver com o livro. Beijos :*
    Aah, e obrigado por sempre está presente no meu blog ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei a Resenha. Conheço o autor, mas ainda estou devendo a resenha dele. Espero poder resenhá-lo em breve.
    Beijos, Kaio
    diadeleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro do Marco e o texto realmente tem uma certa conotação de autoajuda. Mas não acredito que a intenção do autor tenha sido exatamente essa, já que o livro nem tem um tema específico. O objetivo parece ser mesmo despertar a reflexão no leitor, o que é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Bem eu tinha certo problemas com livros classificados como auto ajuda, mas olha que li alguns muito bons e que faz refletir. Gostei da resenha, a capa é legal e quem sabe eu não o leia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nao gosto do estilo, mas se é indicação sua vou atras

    ResponderExcluir
  7. Livros que nos ajudam a refletir são mais valiosos que aqueles que nos dão a solução "vomitada" para o problema ...
    Afinal, nem sempre existe uma solução que serve para todos!E o livro parece ensinar a pescar, e não entrega o peixe de bandeja!Legal!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olha nunca fui fã de auto ajuda, o único que li foi "O segredo", e achei muito repetitivo. Mas sempre estou apta a tentar novamente ainda mas porque esse e de contos e parece trazer bastante a realidade do nosso dia a dia. Como diz Catalina bora ler novos gêneros esse ano!!

    ResponderExcluir
  9. É minha irmãzinha ,sem dúvida o livro é bom , já que eu dei uma espiadinha nele lá na sua casa . Aproveito para concordar com vc quando diz que está ficando mais velha e sábia ...

    ResponderExcluir
  10. Eu achei toda a ideia desse livro sensacional!
    A resenha também ficou linda...
    O livro parece surpreender em sua integridade e sensibilidade. Estou muito, muito curiosa quanto a lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o livro faz a gente refletir bastante, mt legal ...

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li livro com esse estilo literário (crônica) eu também quero ficar mais velha e sábia ^^

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito desse estilo literário, faz bem separar alguns momentos para a reflexão.
    Gostei muito da resenha.
    Muito curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  14. A partir do seu relato fiquei sim, com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de