Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Um Dia - David Nicholls


Sinopse: 
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Resenha:

Este foi o livro mais difícil que já li. Não por causa de uma trama complexa, longe disso. A trama, apesar de lenta flui bem, o problema foi ter que suportar um protagonista que é a personificação de tudo que eu abomino num homem.

Dexter "o mocinho" é fútil, drogado, chato, um verdadeiro escroto. E olha que estou sendo boazinha. Larguei o livro várias vezes. Eu ficava naquele dilema "Termino ou atiro no meio do quintal e taco fogo como os nazistas faziam?".
Só terminei de ler porque uma amiga minha disse que lá para o meio do livro, Dexter ia se ferrar, e acreditem, eu gostei!

Em contra partida temos Emma "a mocinha", mesmo com seu jeito confuso e inseguro, ela nos conquista. E várias vezes eu torcia para que ela desse um chega pra lá no idiota do Dexter. Se ela faz isso? Bem, vai ter que ler para saber.

"Um Dia" conta a história de Emma e Dexter, que tem um quase romance no dia da formatura (15 de Julho), mas acabam decidindo se tornarem apenas bons amigos.
Agora um detalhe curioso. A trama toda gira em torno de uma data 15 de Julho. Um dia muito especial, segundo o chato do Dexter. Se chover no dia 15 de Julho (Dia de Swithin) vai chover o resto do verão ou alguma coisa do tipo.

Durante vinte anos vemos esses dois personagens, nesse dia com suas frustrações, desilusões e dúvidas.
"Um Dia" é um livro que nos faz parar para pensar sobre as nossas escolhas e sobre nossa vida. Diversas vezes me vi na confusa Emma, que trabalha como professora, mas lá no fundo o que ela realmente quer ser é escritora.

Recomendo. É preciso ter paciência, a trama é lenta, mas bem contada.

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/141413-um-dia 

Comentários

  1. Parece um daqueles romances que se arrastam, não tenho taaaaanta vontade de ler.
    Ótima resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Catalina!!!
    Eu li esse livro ano passado, depois de ouvir falar muita coisa boa sobre ele, mas confesso que não foi uma leitura fácil, achei o livro muito lento, uma história cheia de idas e vindas e um final que me fez chorar!!!
    Adorei sua resenha, conheci seu blog através de outro que eu sigo e gostei do que vi, e claro já estou seguindo!!! Sucesso!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei esse liro um dos melhores que eu li o ano passado. Gostei do livro exatamente pelo que você não gostou. O protagonista ser desse jeito. Todo romance que a gente lê o protagonista é aquele homem perfeito que toda mulher quer um para casar, mas a gente sabe que na vida real não é bem assim. Foi engraçado quando eu li esse livro e peguei e li o final primeiro e achei que ia dar tudo certo por causa da ultima pagina, mas cai do cavalo ehehehhee

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de