Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Fortaleza Digital - Dan Brown



Sinopse: Em Fortaleza Digital, Dan Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptografa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Resenha:

Sei que muita gente não gosta do Dan Brown, principalmente após ele tocar num assunto delicado como a fé das pessoas no seu famoso “O Código Da Vinci”
O curioso é que foi justamente esse livro que me apresentou ao trabalho dele. Aqui em casa temos todos os livros do autor e apesar da minha família ser católica, adoramos o Dan Brown.

Poderia ter lido qualquer livro após “O Código Da Vinci”, mas acabei optando pelo “Fortaleza Digital”.

Apesar do livro ter sido publicado em 1998, o tema espionagem cibernética, que é abordado no livro, nunca foi tão atual. Já que neste ano vimos vários chefes de estado com suas contas de e-mail invadidas.

Em “Fortaleza Digital” nos deparamos com a NSA, uma agência riquíssima especializada em quebrar códigos, xeretar o e-mail alheio e salvar o mundo de ataques terroristas, no melhor estilo americano patriótico.

Um dos segredos da NSA é um aparelho chamado TRANSLTR, capaz de quebrar qualquer código em até três horas, no máximo.
Por ser uma agência xereta, a NSA tem diversos inimigos, que desejam expor ao público que suas correspondências eletrônicas são invadidas.

E é aí que entra Ensei Tankado, ex-funcionário da NSA, que criou um código inquebrável e se for vendido para grandes empresas ou ditadores será o fim da NSA.
Ao ver a ameaça, o comandante Trevor Strathmore recruta sua mais brilhante criptografa a ajudá-lo a encontrar a chave que pode parar o Fortaleza Digital. Já que Tankado morreu em circunstâncias suspeitas e seu parceiro de crime North Dakota está a solta e provavelmente se preparando para vender o Fortaleza Digital ao primeiro que oferecer mais dinheiro.

Como já é da característica do autor temos um assassino altamente perigoso, intrigas, perseguições, uma viagem até a Espanha e alguns bodes expiatório. E é claro, o vilão que nem sempre é aquele que imaginávamos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de