Pular para o conteúdo principal

Dica Para Autores Iniciantes #1




A partir de hoje vou começar um quadro novo (Semanal) aqui no blog, que é dicas para autores iniciantes. Muita gente me pede pra dar dicas, e eu vou ser honesta com vocês... 


O que funciona comigo tem uma chance muito pequena de funcionar com vocês. Escrever é um ato muito pessoal e íntimo. É como se você estivesse fazendo um bolo. Existe a receita e você pode segui-la, porém, um dia você vai fazer um bolo, e aí vai descobrir que ao invés de ter 3 ovos, só tem dois na geladeira, também não tem leite e já é meia noite, não tem supermercado aberto. E você precisa fazer o bolo, então você olha a receita, pensa um pouco e decide não seguir a receita, e faz um teste. Tenho dois ovos, margarina, açúcar, essência de laranja, farinha de trigo, fermento e achei um vidro de leite de côco no armário. E aí você substitui o leite normal, por de côco. 


Põe pra assar e descobre que funciona. Você fez um bolo, no improviso e ficou melhor do que o que se faz com a receita.


Por isso não vou dar dicas do que fazer, e sim, do que não fazer. Acreditem… Eu fiz muita merda quando eu comecei, se eu soubesse tudo que sei hoje, teria poupado muita dor de cabeça.


E a 1ª regra é… Não tente agradar gregos e troianos. Se alguém disser pra você “Escreva como se estivesse escrevendo para os outros”. Dê um sorriso, respire fundo e dê pra essa pessoa um picolé… Afinal, essa pessoa fala porque boca tem. 


Você é um aspirante a escritor, não lê mentes, não tem como saber o que gregos e troianos gostam, e mesmo que contrate leitores beta, você teria que ter no mínimo, uns 100 leitores a sua disposição, e você teria que encontrar um meio termo para agradar pelo menos 50%, não seria possível levar em conta a opinião de todos. No final você agradaria 10 gregos e 0 troianos. 


E o que as pessoas deveriam dizer a você é “O que você gostaria de ler?”. Porque antes de ser escritor, você foi leitor, e nunca esqueça disso. O que te irrita num livro? Que Tipo de personagem você gosta? Você gosta de muitos diálogos, ou não? Odeia livros que enchem linguiça? Quer ver mais representatividade?


Chegou a hora de você escrever o que sempre quis ler, contudo, que seja algo plausível e respeitoso. 


E mesmo que você não consiga agradar logo de cara, esse início serve como aprendizado. Você não vai emplacar um best-seller na primeira tentativa. Escrita leva tempo e paciência, mas não desanime. Afinal, o mundo da escrita é incrível. 


Em breve volto com outras dicas… Ou não. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? ...

(Resenha) Contando Estrelas - Luciane Rangel

  Título: Contando Estrelas. Autora: Luciane Rangel. Páginas: 264. Editora: Qualis. Sinopse: A ideia de um trabalho voluntário nunca passou pela cabeça de Elisa. Na verdade, era algo que ela jamais faria, não fosse essa uma exigência louca de uma das professoras da escola. O trabalho em dupla poderia ter sido com uma de suas amigas ou com o lindo do Miguel... Mas quis o destino, e o sorteio feito pelas mãos da professora, que o escolhido para ser seu par fosse o aluno novato da turma, um sujeito meio esquisito, calado, e que passava os intervalos das aulas no estranho hobby de dobrar estrelas de papel, como se elas tivessem algum significado. Mal sabia ela que o trabalho realizado em um hospital infantil, junto à companhia do “esquisitão”, fosse acrescentar muito mais à sua vida do que as aulas do colégio. Ele parecia enxergar nas pessoas muito além do que olhos comuns poderiam ver, e suas estrelas pareciam fazer parte de algo maior do que um simples hobby. Algum tipo de missão, u...

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tent...