quarta-feira, 30 de novembro de 2011

(Resenha) Escapismo


Sinopse:
O que há no coração de um escritor? Desse ser que "escapa" da realidade e encontra no papel e lápis um prazer tão grande que nem mesmo as palavras - suas eternas companheiras - conseguem descrever; que quando escreve fica completamente paralelo ao mundo e imune a todos os problemas que nele existe?

Um Universo. Um pequeno universo particular ao qual só ele tem acesso. Um universo de paisagens maravilhosas e criaturas fantásticas; onde aventuras, guerras, romances, intrigas e provas de verdadeiro heroísmo se desenrolam; a moradia de personagens que mesmo existindo apenas dentro de si, se tornam seus grandes amigos - mesmo quando são vilões; o lugar mágico no qual toda sua vontade é lei e o destino de tudo está em suas mãos.

Como conhecer um pouco desse Universo Particular? Quando “pedaços” dele são colocados no papel através de palavras e transformados em livros. Que ao chegar às mãos do Leitor, prometem uma grande viagem.

Rafaela Rocha Macedo reuniu seis pequenos "pedaços" de seu universo particular no formato de crônicas, na intenção de levar aos leitores alguns de seus personagens e um pouco de suas "vidas". Personagens que futuramente aparecerão nos próximos lançamentos da autora.

Resenha:
Se você é fã de literatura fantástica, deve ler este livro. Encontrei nele um pouco das minhas autoras favoritas: J. K. Rowling e Anne Rice. E devo confessar, desde  que a série Harry Potter acabou, eu não encontro um livro de literatura fantástica que preste. Estou lendo as séries Percy Jackson e os Olímpianos e Vampire Academy. Elas são boas, mas não conseguem despertar minha curiosidade e ansiedade.
Escapismo é a prova que literatura fantástica ainda tem salvação. Mas infelizmente as editoras deixam livros como este escaparem de suas mãos.

Agora vou falar um pouquinho de cada conto, sim só um pouco, não quero estragar a surpresa.

Presente Noturno: No conto vemos a história de dois vampiros: Levi e Lórien. Uma história comovente, que mostra vampiros com sentimentos. Um aviso para todos aqueles leitores, que partem da premissa "Vampiros de verdade são aqueles que bebem sangue humano", devem ler este conto com atenção. Não é porque o vampiro bebe sangue de coelhinhos que ele é menos vampiro. Tudo depende de como o autor propõe a ideia. Coisa que a Rafaela faz muito bem.

Por Eternia: Dos seis contos é o meu favorito. Ele trouxe lembranças da época em que eu viajava pelo mundo de Hogwarts. No conto a personagem principal Atelas está se preparando para uma batalha épica, onde poderá ocorrar várias mortes.

Incondicional:  Este conto tem um toque de As Crônicas de Nárnia. Fala de dois mundos paralelos, ocultos pela magia.
Outro tema encontrado no conto é Reencarnação. Não sei se a autora é espirita, mas a forma como ela aborda o tema, parece que ela entende da coisa. Ou pesquisou muito sobre o assunto.

Pela Paixão. Pelo Sangue: Ele surpreende pela criatividade. Transformar os deuses gregos em vampiros foi genial. Novamente parabenizo a autora pela pesquisa. Pois enquanto eu escrevia meus livros fiz várias pesquisas sobre mitologia grega envolvendo vampiros, e Hades, o senhor dos mortos, um vampiro. Incrível!
No conto também vemos um triângulo amoroso entre Hades, Apollo e Caronte.

Venha. Envolva-me. Entregue-se: Neste conto vemos Caronte em dúvida sobre sua escolha. Ele começa a ter sentimentos por Atena e vice-versa.

Em Teus Braços: Novamente vemos Caronte, mas agora ele está enlouquecido com a ideia de ser trocado, já que Hades trouxe um belo rapaz humano para casa.

Outra coisa que me deixou fascinada pelo livro foram os trechos de músicas da banda Nightwish, que é uma das minhas favoritas.

Onde comprar: http://www.clubedeautores.com.br/book/16142--Escapismo
Blog da Autora: http://www.escapismo.xpg.com.br/
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/94078

6 comentários:

  1. Um dos meus livros favoritos... simplesmente d+

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que um livro de literatura fantástica não me encantava.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto tanto desse livro que li duas vezes e viajei da mesma maneira nas duas leituras. Rafaela sabe surpreender e me deixou fascinada para saber o que acontece depois... Quem leu sabe o que eu quero dizer.

    Simplesmente divino não só o livro como a resenha.

    =D

    ResponderExcluir
  4. E levanta a mão quem tá chorando o/

    Cara, só Deus sabe o que é chegar de casa simplesmente detonada por ter passado o dia todo trabalhando passando mal e quando abre a caixa de e-mails vê que UMA AUTORA escreveu uma resenha para "Escapismo"?

    E nossa, como eu amo ler resenhas do meu livro e dos livros das minhas amigas. Sério, dá um gás absurdo de continuar, de ver que acordar todo dia mais cedo só para ter tempo para escrever vale mais do que a pena!

    Catalina!!!! Muito obrigada! Muito obrigada MESMO!!!!!

    Não imagina como fiquei feliz sabendo que você gostou tanto de Escapismo!!

    Quanto ao observação de ser espírita, sim eu sou; treze anos estudando essa ciência-filosofia-religião e ainda não sei uma gota desse oceano.

    Já quanto a mitologia grega, o fascínio nasceu quando eu assisto Cavaleiros do Zodíaco, e eu juro que não imaginava que tornar os deuses em vampiros agradaria tanto os leitores.

    E eu também AMO Nightwish =D. Na verdade, se Escapismo existe, é graças a essa banda ^_^

    Beijos e muito obrigada Catalina!
    Que os Anjos de Eternia iluminem seu caminho!

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo a sua alegria. Toda a vez que recebo uma boa resenha me sinto renovada e com mais vontade de escrever.

    E mais uma vez parabéns, Rafaela.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito curiosa agora!!!
    O tema é muito interessante e, pela resenha dos contos, notei vários estilos de leitura que eu amo!!!
    Logo vou ler esse também!!! Eba!!!
    Beijos

    ResponderExcluir