segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é Saga?


Saga: História ou narrativa rica em incidentes.

Decidi escrever esse desabafo, reclamação ou falta de algo mais interessante para fazer, porque nos últimos dias a palavra "Saga" andou me "assombrando".
De tempos em tempos recebo emails ou recados via Clube de Autores e Bookess com elogios ao meu trabalho. Como autora amadora fico muito feliz com os recadinhos. Eles me incentivam a continuar escrevendo e melhorando como autora.
Na sexta-feira decidi responder os recados. Eram três e todos diziam quase a mesma coisa: "Adorei o seu livro. Quero ler mais da Saga Lua Escarlate" "Gostei da Saga que você escreveu" "Tem planos em continuar a Saga".
Antes de mais nada, obrigada. E agora vamos a rabugice.

Não suporto quando chamam Lua Escarlate de Saga. Não acho que meus livros têm conteúdo de saga, no máximo série ou trilogia. Ou melhor ainda, um livro de alguém muito doido. É! Tenho muito amor pelo meu trabalho.
Respondi os recados e achei que a palavra não iria mais aparecer. Até que na manhã de sábado dois livros que comprei do Clube de Autores chegaram. Tirei eles da embalagem e comecei a ler a contra capa e orelhas. Então, novamente vi num dos livro a palavra. O livro em questão é sobre vampiros. Ainda não li, então não posso dizer se ele merece ou não o título.

O motivo de escrever este texto, é que hoje em dia as pessoas deturbam o significado da palavra Saga.
Saga, ao meu ver é uma história rica em detathes, com personagens complexos, surpresas de deixar o leitor/telespectador de queixo caído. Como por exemplo: Senhor dos Anéis. Não li os livros, apenas vi os filmes, mas o universo que Tolkin criou é incrível. Meu sonho é ir para a Terra Média e viver no Condado.

Outro que se encaixa no título saga é 1ª trilogia de Star Wars. Meus irmãos mais velhos eram loucos por Star Wars, e nunca vou esquecer o dia, que eu, com 7 anos e minha irmã assitíamos "O Império Contra-Ataca". Eu sentada no sofá e minha irmã no chão, e ambas com os olhos grudados na Tv assistindo a luta entre Darth Vader e Luke Skywalker. E então vem o melhor momento, quando Vader solta aquela frase clássica "Luke, eu sou o seu pai". O queixo da minha irmã e o meu caiu a metros de distancia.

É essa a sensação que uma saga provoca.

Outra série que tem todo o jeito é a Série Game of Thrones. Ela é baseada nos livros do autor George R. R. Martin (Como alguns o chamam, o Tolkin americano). Todo mundo diz que a série de Tv é 90% fiel ao livro. Se isso é verdade, Uau!
Se você é fã de fantasia tem que dar uma olhada em Game of Thrones. Vale muito, muito a pena.

Bem isso são Sagas, embora os fãs não se referem a elas dessa maneira. Mas infelizmente hoje em dia, Saga é a história de um vampiro bonitão com carrão, uma menina songa-monga, chata e egoísta e um lobisomem musculoso e gostosão.

Bem, quem leu os meus livros vai achar que eu sou louca, já que roubei alguns detalhes de Crepúsculo, mas os detalhes que roubei foram para fazer piadas.
Crepúsculo não é saga. A série tem imagem, sim, imagem. Milhares de fãs, filas quilométricas para ver o filme, várias revistas falando sobre os atores, bonecos, vários livros vendidos. Agora se pegarmos o conteúdo dos livros, não temos muita coisa. A história é muito previsível, está na cara o que vai acontecer.

O único lado positivo da febre Crepúsculo, foi que hoje quando você vai a uma livraria atrás de um livro sobre vampiros, você tem uma enorme variedade. E isso para quem é louco por vampiros - Como eu por exemplo, é um prato cheio. E eu gosto de histórias de vampiros desde os 8 anos. Tudo começou quando assisti o filme Garotos Perdidos.

Então fica o aviso. A história precisa ter muito, mas muito conteúdo para merecer o título - Saga
E por favor, não rotulem Lua Escarlate como uma. Eu ainda preciso de muito arroz com feijão para escrever algo que mereça esse título.




7 comentários:

  1. CONCORDOOOOOO com você.
    Costumo falar que Na Insignia de Claymor é uma trilogia, mas RENDIÇÃO, REMISSÃO E REDENÇÃO não é so uma trilogia, como é uma saga. Vc busca o limite, busca detalhes, faz uma bela pesquisa, lida com situações inimaginaveis... costumo chamar esses tres livros então de saga Jishu, até porque ele replete o passar dos anos, lidando com os personagens desde quando crianças até seu amadurecimento.

    ResponderExcluir
  2. Falando na sua saga. Acho que mês que vem vou comprar Rendição.

    ResponderExcluir
  3. De verdade, espero que curta e não se assuste^^ é um amor entre homens, ne?

    ResponderExcluir
  4. Não preciso nem dizer que eu assino embaixo. Catalina sabe o quanto eu odeio essa coisa de saga.

    Josy, Cat não se assusta facilmente.
    Ela me emprestou um livro que tem um romance entre homens, ela falou tanto do livro, que eu tenho que concordar. A autora é um gênio.

    Deuses gregos gay. Adorei. E tem gente que acha uma afronta. É só pesquisar um pouco, desde que o mundo é mundo tem gay.

    ResponderExcluir
  5. Escapismo, Fabio? Amooo esse livro e a Rafa Rocha, autora, é minha amiga^^

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, Escapismo.
    Eu amei o livro. Cat ficou buzinando no meu ouvido de como o livro era bom. E ela tinha razão.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia dessa, mas uma que aprendo e agora vou escrever certinho. Adoro essas informações a mais sobre assuntos que conheço pouco.

    Beijos!

    ResponderExcluir