quarta-feira, 14 de março de 2012

(Resenha) Radiante - Alyson Noël


Sinopse: Algum tempo após o acidente de carro que a matou, Riley Bloom deixou sua irmã, Ever, no mundo que conhecemos e atravessou a ponte da vida após a morte até um lugar chamado Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Riley reencontrou os pais, também vítimas do desastre, e Buttercup, o cão da família. Todos estavam se adaptando a uma morte boa e tranquila, até que ela foi chamada perante o Conselho e um segredo lhe foi revelado: a pós-vida não significa simplesmente uma eternidade de lazer. Riley tem tarefas a realizar. Ela é designada como Apanhadora de Almas, e Bodhi, um garoto diferente, que ela não consegue decifrar muito bem, é seu guia. Riley, Bodhi e Buttercup voltam à Terra para sua primeira tarefa: fazer o Menino Radiante, que há anos assombra um castelo na Inglaterra, atravessar a ponte. Muitos Apanhadores de Almas já tentaram convencê-lo e não obtiveram sucesso. Mas isso foi antes que o menino conhecesse Riley...

Resenha:
Já tinha ouvido falar do trabalho da autora Alyson Noël por sua Série Os Imortais. Tenho o primeiro volume da série "Para Sempre", mas até agora não li. O livro está encostado na minha pilha de livros faz meses. Um dos motivos que me faz não ler foram algumas resenhas falando que a Série Os Imortais é uma mistura de Crepúsculo e True Blood. E como eu não gosto das duas continuo a fugir.

Um dia vi no site Submarino o livro "Radiante" o primeiro da Série Riley Bloom e pela sinopse o livro parecia interessante.
Gostei do livro, ele tem uma identidade própria e isso faz com que a história seja criativa e diferente. É a primeira vez que leio um livro falando da vida pós morte.

A maneira como a autora divide os setores celestiais é criativo e até dá para acreditar.
Uma das minhas partes favoritas é a presença do cachorro Buttercup.
Sei que pode parecer estupido e infantil, mas eu acredito que os animais vão para o céu. E que nossos animais de estimação são os primeiros a nos receber no paraíso. Se isso for verdade, tenho uns 10 cachorros, 5 periquitos, um coelho e uma galinha esperando por mim.

Vamos a história:
Em "Radiante" vemos Riley Bloom se preparando para seu primeiro dia de aula. Há aulas no céu? Na verdade, é uma espécie de conselho angelical, que decide seu devido lugar no céu. Como Riley ainda continua apegada a sua vida mortal e a sua irmã Ever, que ficou na Terra. O conselho decide que ela deve voltar a Terra e virar Apanhadora de Almas, isso é, dar uma mãozinha as almas que teimam em continuar na Terra.

Riley começa sua missão com o pé esquerdo. Logo de cara ela implica com seu guia Bodhi, que ganha o apelido de Bobão. Fora que ela não quer acatar ordens e é metida a sabe tudo.

A única coisa chata do livro é que ele é muito bum. As coisas acontecem muito rápido e quando você começa a pegar gosto, acaba.
Muita gente detestou o livro, dizendo que Riley ficou chata... fresquinha como a Ever. Como eu não li Os Imortais, achei o livro bom.

Vamos aos personagens:

Riley - Uma típica irmã caçula de 12 anos chata, irritante, metida e que adora pegar no pé.

Bodhi - Um guia ainda em fase de aprendizado. Vê-lo treinar a Riley, foi como o sujo tentando limpar o mal lavado.

Buttercup - Meu personagem favorito. Ele me lembrou uma cachorra que eu tinha, super domesticado, covarde, fominha e se era deixada sozinha em casa, sentava na escada e uivava até alguém voltar.

Outros título da Série Riley Bloom:
Radiante
Luminoso
Terra dos sonhos
Whisper (Sem tradução para o português)

Site da autora: www.alysonnoel.com


3 comentários:

  1. Adoro o Buttercup! Já li toda a coleção desse livro e até que gostei bastante, super recomendo! Gostei da resenha.
    Beijinhos
    Se puder dar uma passadinha: www.leituraesuasmanias.com

    ResponderExcluir
  2. Também fiz uma resenha sobre esse livro. Acredito que sirva como complemento a ideia apresentada aqui.
    https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/?p=724&preview=true&preview_id=724

    ResponderExcluir
  3. Também fiz uma resenha sobre esse livro. Acredito que sirva como complemento a ideia apresentada aqui.
    https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/?p=724&preview=true&preview_id=724

    ResponderExcluir