sexta-feira, 21 de março de 2014

(Resenha) Filme - Amor e Inocência



Título Original: Becoming Jane.
Elenco: James Mcavoy, Anne Hathaway, James Cromwell, Julie Walters e Maggie Smith.
Diretor: Julian Jarrold
Ano: 2007

Resenha:

Adoro um filme biográfico. Alguns são 100% fieis, outros nem tanto.
Amor e Inocência é um desses. O filme tenta contar a história da escritora Jane Austen. O que chega a ser estranho, já que a vida da escritora é um grande mistério.

Alguns especialistas nas obras da autora, gostam de afirmar que seu romance “Orgulho e Preconceito”, na verdade seria como uma “autobiografia” e é esse conceito que vemos no filme.

Não significa que o filme não seja bem feito e bacana, até é, mas não deveria ser considerado como biográfico e sim, como um filme fictício.
Mas apesar deste pequeno detalhe, o filme tem algo a seu favor. Nele vemos como era difícil para uma mulher se tornar escritora. Aquelas que escolhiam a profissão tinham muitas vezes que usar pseudônimos para ficar no anonimato e não sofrer com o preconceito da época. Já que as mulheres não tinham tantas opções.

Uma das minhas cenas favoritas é quando Jane vai visitar uma de suas escritoras favoritas e descobre que, apesar da mulher escrever livros cheios de mistério e aventura, vive uma vida tranquila e até meio chata. O que prova que nem sempre o seu escritor ou artista favorito é igual ao que você tem em mente.

Trailer


5 comentários:

  1. Não sabia sobre esse filme. Gostei muito de Orgulho e Preconceito mais do livro do que do filme e não sabia que diziam ser o livro uma especie de autobiografia da autora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Não vi o flime, mas por sua resenha fiquei com vontade de ver.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a Anne, ela é uma das minhas atrizes favoritas, e são pouquíssimos filmes dela que eu ainda não vi. Esse é um deles. Eu já tinha visto-o em vários lugares, e só de ver a Anne já quis comprar, mas estava muito caro e pensei em procurar pela internet. Depois disso esqueci totalmente de pesquisar. Agora, ao ler sua resenha, fiquei pasma. Sério, eu nunca ia imaginar que esse filme retrava a vida da Jane Austen. Eu já li uns dois livros dela (os mais famosos mesmo hahaha) e gostei muito da forma como ela escrevia, pesquisei um pouco sobre a autora, e como você mesma disse, o que temos de história dela é bem "rasa", fiquei curiosa a respeito de mais.
    Mesmo não sendo totalmente autobiógrafo, vou pesquisar para saber mais, nem que seja só pra conhecer um pouquinho mais sobre a autora, ou pela menos assistir a atuação da Anne.
    Adorei a indicação.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu gostei muito do filme. Já faz algum tempo que assisti e como mencionou a parte mais interessante é ver o preconceito retratado quando se tratava de escritoras. Ótima dica.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ouvido falar desse livro! Gostei muito da ideia e mesmo não sendo uma verdade confirmada deve ser bem legal ter uma versão da vida da Jane! ^^
    Bjus!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir