Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Filme - Amor e Inocência



Título Original: Becoming Jane.
Elenco: James Mcavoy, Anne Hathaway, James Cromwell, Julie Walters e Maggie Smith.
Diretor: Julian Jarrold
Ano: 2007

Resenha:

Adoro um filme biográfico. Alguns são 100% fieis, outros nem tanto.
Amor e Inocência é um desses. O filme tenta contar a história da escritora Jane Austen. O que chega a ser estranho, já que a vida da escritora é um grande mistério.

Alguns especialistas nas obras da autora, gostam de afirmar que seu romance “Orgulho e Preconceito”, na verdade seria como uma “autobiografia” e é esse conceito que vemos no filme.

Não significa que o filme não seja bem feito e bacana, até é, mas não deveria ser considerado como biográfico e sim, como um filme fictício.
Mas apesar deste pequeno detalhe, o filme tem algo a seu favor. Nele vemos como era difícil para uma mulher se tornar escritora. Aquelas que escolhiam a profissão tinham muitas vezes que usar pseudônimos para ficar no anonimato e não sofrer com o preconceito da época. Já que as mulheres não tinham tantas opções.

Uma das minhas cenas favoritas é quando Jane vai visitar uma de suas escritoras favoritas e descobre que, apesar da mulher escrever livros cheios de mistério e aventura, vive uma vida tranquila e até meio chata. O que prova que nem sempre o seu escritor ou artista favorito é igual ao que você tem em mente.

Trailer


Comentários

  1. Não sabia sobre esse filme. Gostei muito de Orgulho e Preconceito mais do livro do que do filme e não sabia que diziam ser o livro uma especie de autobiografia da autora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Não vi o flime, mas por sua resenha fiquei com vontade de ver.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a Anne, ela é uma das minhas atrizes favoritas, e são pouquíssimos filmes dela que eu ainda não vi. Esse é um deles. Eu já tinha visto-o em vários lugares, e só de ver a Anne já quis comprar, mas estava muito caro e pensei em procurar pela internet. Depois disso esqueci totalmente de pesquisar. Agora, ao ler sua resenha, fiquei pasma. Sério, eu nunca ia imaginar que esse filme retrava a vida da Jane Austen. Eu já li uns dois livros dela (os mais famosos mesmo hahaha) e gostei muito da forma como ela escrevia, pesquisei um pouco sobre a autora, e como você mesma disse, o que temos de história dela é bem "rasa", fiquei curiosa a respeito de mais.
    Mesmo não sendo totalmente autobiógrafo, vou pesquisar para saber mais, nem que seja só pra conhecer um pouquinho mais sobre a autora, ou pela menos assistir a atuação da Anne.
    Adorei a indicação.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar desse livro! Gostei muito da ideia e mesmo não sendo uma verdade confirmada deve ser bem legal ter uma versão da vida da Jane! ^^
    Bjus!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de