Pular para o conteúdo principal

(Resenha) Reiniciados - Teri Terry



Título: Reiniciados
Autor: Teri Terry
Páginas: 432
Editora: Farol Literário

Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade? 

Resenha: 

Antes de começar a resenha, vamos a um detalhe jornalístico:

No ano de 201o, a cidade de Londres sofreu diversos atos de vandalismo. No início era dito que eram protestos contra as Olimpíadas, que seria realizada em 2012. Porém, conforme o tempo foi passando, ficou provado que tudo era apenas vandalismo. Os tais  atos eram programados através das redes sociais. 

E o que isso tem a ver com a resenha? Tudo. Afinal, a autora de Reiniciados usou esse detalhe como inspiração para sua distopia. 

Reiniciados se passa numa Londres devastada por atos terroristas, e como uma forma de conter tais atos, o governo cria o programa “Reiniciados”, que consiste em apagar a memória de jovens que tinham um histórico de violência, e assim, reintegra-los à sociedade. Alguns destes jovens escolheram participar do programa e outros foram arrancados de suas casas, e agora estão na lista de crianças desaparecidas. 

Assim que um jovem é reiniciado, ele ganha um novo nome, família e um aparelho capaz de prevenir futuros atos de violência. Se o jovem reiniciado tentar qualquer coisa fora da lei, o aparelho acoplado ao seu pulso envia um sinal até um chip implantado em seu cérebro incapacitando-o. Em outras palavras, matando-o. 

A trama se foca em Kyla, uma garota, que ao que tudo indica não é a primeira vez que recebe a oportunidade de recomeçar. Kyla se comporta de forma diferente dos outros reiniciados. Para entender melhor é preciso ler o livro. Não é só o passado de Kyla que é um mistério, mas sua nova família também. Principalmente os pais. Tem algo muito errado naqueles dois.

A autora sobe como balancear o suspense e o mistério. Distopias no geral se focam mais nos dramas da protagonista, mas neste livro, ao contrário de outros que li, a parte histórica foi bem explorada. Existe uma explicação do porquê tudo está acontecendo, e o porquê o governo agem de tal maneira. 

Agora é hora de correr atrás da continuação. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? ...

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu cadern...

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tent...