quarta-feira, 14 de agosto de 2013

(Resenha) O Beijo das Sombras - Vampire Academy Vol I




Vampire Academy é uma série de seis livros escritos pela autora Richelle Mead.
Livros que compõe a série:


O Beijo das Sombras

Aura Negra

Beijada Pelas Sombras

Promessa de Sangue

Laços do Espirito

O Último Sacrifício.



Todos os livros já foram lançados no Brasil.



O primeiro livro da série (Que aqui no Brasil) recebeu o nome de O Beijo das Sombras, conta a história de duas amigas Rose Hathaway (Uma dampira) e Lissa Dragomir (Uma Moroi).

Pra quem não sabe o que é isso vou explicar: A autora pegou a lenda romena Moroi, Dampiro e Strigoi e adaptou-a para sua série. Já vi muitas resenhas dizerem que a autora criou uma nova espécie de vampiros, assim como a Stephenie Meyer, mas é mentira. Ela não criou nada, apenas se apoderou de uma lenda antiga e a abraçou como filho. Pra quem ainda duvidar de mim, é só jogar no Google: lendas romenas sobre vampiros, que você vai encontrar.



Moroi é um tipo de vampiro, mas um vampiro vivo (Mortal), que não mata suas vítimas. Vamos dizer que eles são vampiros sustentáveis. Se preocupando com o bem estar dos humanos, para não ficar sem o sangue de todo o dia.



Strigoi é o vampiro morto-vivo (Imortal), que não liga para sustentabilidade e só quer matar, matar, dominar e ficar por cima da carne seca.



Dampiro é o cruzamento entre humano com Moroi. E eles são responsáveis por proteger a comunidade Moroi dos Strigoi. Essa é uma das alterações da autora para com a lenda original. Pois segundo a lenda, Dampiros não se importam com os Moroi, e sim, com os humanos. É por isso que eles são tratados como guerreiros, por protegerem a humanidade das forças do mal.



Agora que já dei minha aula, vamos a história do livro.



Logo no início do livro vemos Rose e Lissa fugindo da comunidade Moroi. Tudo porque Lissa anda paranoica com tudo e acredita que alguém a está perseguindo. Como boa amiga que é, Rose arquiteta um plano e fogem da escola São Vladimir (Uma escola onde os Moroi estudam junto com os Dampiros, que são treinados como guerreiros) É uma coisa mais ou menos Hogwarts , mas com vampiros.



Após fugirem por dois anos, as duas são localizadas e levadas de volta a São Vladimir. Além de enfrentarem o castigo por terem fugido, Rose deverá treinar exaustivamente para acompanhar o ritmo de seus colegas de classe. Afinal, a moça perdeu dois anos.



E é ai que entre (Meu personagem favorito) Dimitri. Ele é um guardião e terá a difícil tarefa de treinar Rose e colocá-la na linha. Para aqueles que já leram a série, devem estar pensando que só gosto do Dimitri porque ele é descrito como um cara lindo de morrer. (O que até certo ponto é verdade. Afinal, um cara alto, de cabelos escuros e olhos bem negros. É de deixar qualquer uma babando) Mas não é por isso. Na verdade, gosto do cara por causa das broncas que ele dá na protagonista, que chega as vezes a ser chata e besta.



Como disse no começo, Lissa e Rose fugiram porque uma delas estava se sentindo paranoica. Bem, ao voltarem para a escola, Lissa começa a ser perseguida por alguém. Essa pessoa manda bilhetes com ameaças, deixa animais mortos em seu quarto. Com isso Lissa fica mais e mais louca, e chega até a se auto mutilar. E cabe a Rose proteger a amiga e descobrir que é que a está perseguindo. Mas há um problema, Rose sabe de algo, um segredo, mas para ajudar Lissa, ela deve contar a outros. O problema é... Em quem deve confiar?



Vampire Academy não mostra apenas o lado da amizade. Temos romance(Ao meu ver na dose certa) e uma investigação. Você fica o tempo todo pensando quem é que está perseguindo a Lissa. E no final, fica de boca aberta.



Essa é uma das características da autora... Dar esse ar de detetive as suas tramas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário