Pular para o conteúdo principal

Uma Analise Geral da Série Vampire Academy


ATENCÃO CONTÉM SPOILERS

Antes de começar a descer a lenha, quero deixar uma coisa bem clara... Eu amo a série. Mas como resenhista e dona de blog literário, embora o blog fale do meu trabalho como escritora também. Não posso deixar meu amor pela série me cegar e não dar minha mais humildade opinião.

A série em geral vai receber um... Muito bom. É. Gostaria de dar um ótimo, mas não vai dar. Tudo por causa de alguns escorregões que a autora deu ao decorrer da série.

Vou dividir a série em... Antes de Promessa de Sangue e depois.

Antes: Os três primeiros livros da série (O Beijo das Sombras, Aura Negra e Tocada Pelas Sombras) são magníficos. Cheios de surpresas, investigações, romance, lutas, mortes. O problema é que após o terceiro livro, a autora deu uma escorregada na jaca.

Vou explicar... No final do terceiro livro acontece um ataque ao colégio São Vladimir e alguns alunos são levados por Strigoi e então, um grupo de Guardiões decidi invadir o covil do inimigo para resgatar esses estudantes. Vemos muita luta, sangue, mortes e então, acontece a reviravolta. Todos os alunos estão em segurança, quando Dimitri é atacado por um Strigoi e é levado para dentro de uma caverna. Ficamos com o coração na boca, já que ele e Rose finalmente encontraram uma maneira de viver seu romance. Ficamos na expectativa, está na cara que ele foi morto, mas queremos saber se Lissa, que pode trazer os mortos de volta a vida irá ajudá-lo ou não. Daí vem à revelação... Dimitri não morreu, mas foi transformado em Strigoi. Rose, que sabe que ele não queria viver como um Strigoi abandona a escola e decide caçá-lo.

Terminamos o terceiro livro na expectativa de como será o encontro de Rose com Dimitri. Ela vai conseguir matá-lo, ou não?

Depois: Promessa de Sangue é um festival de enrolação de linguiça. Mil desculpas aos fãs fanáticos. Mas não dá para tampar o sol com a peneira. A autora enrola durante mais de 200 páginas até o encontro de Rose e Dimitri. E até agora não entendo o porquê Rose ficou tanto tempo na casa dos Belikov.

Não satisfeita com essa enrolação básica, a autora enrola mais um pouco até o confronto entre os dois.
É claro que o livro tem alguns detalhes interessantes, mas a encheção de linguiça é de matar qualquer um.

Na continuação “Laços do Espirito” a autora parece ter voltado a boa forma, não há enrolação. Descobrimos mais revelações sobre o espirito, vemos Dimitri no seu momento “Emo”. Mais ou menos assim: “Eu sou uma criatura desprezível”. E até temos um assassinato contra a maior autoridade do mundo dos Moroi.

Terminamos o quinto livro novamente com o coração na garganta. E aí vem mais uma escorregada básica da autora.

Em “O Último Sacrifício” (Que até agora estou procurando pelo sacrifício) nos deparamos com Rose e Lissa correndo contra o tempo. Lissa tenta encontrar evidências para provar a inocência da amiga, enquanto Rose também está em sua busca para que Lissa tenha direito ao voto no Conselho Moroi.

Não estou dizendo que o último livro da série é ruim, apenas não entendi o título. Até porque imaginava que haveria escolhas difíceis.
O final da Rose foi previsível e ela finalmente teve seu final feliz com o Dimitri. Só fiquei com dó do Adrian.

Tirando esse detalhe teve os momentos surpresa, como: A identidade do assassino da Rainha e Lissa sendo eleita rainha.
Vi muitos reclamando do final de alguns personagens, que ficou inexistente. Mas quando você escreve uma série com diversos personagens, fica difícil dar um final para todos. Afinal, você sabe que fim levou todos os seus colegas do ensino médio. Acho que a resposta será um... Não.

Talvez seja por isso que a autora criou o spin off  Bloodlines. Já estou lendo o livro e pelo pouco que li, ele é a volta dos que não foram.

No geral a série é muito boa. É um bom livro sobre vampiros, já que possuí o elemento investigação/detetive. Talvez os escorregões da autora se devem ao fato dela escrever várias séries ao mesmo tempo, e também, porque após o terceiro livro, ela conseguiu mais leitores e a pressão sobre ela foi maior. E talvez ela quisesse agradar demais os leitores (Até certo ponto entendo), mas não dá para escrever pensando que o seu livro é para os leitores. Desculpa aos meus colegas que pensam assim. Mas se você vai se dedicar a uma série de livros, deve se manter fiel ao que você imaginou desde o início, antes dos fãs ou holofotes. Porque se você vai escrever tentando agradar Deus e o mundo, vai se lascar. 


O especial Vampire Academy não acabou... Ainda falta a resenha de Laços de Sangue.

Comentários

  1. Não li essa serie ainda, mas como não ligo pra spolier eu li a postagem hehehhehe. Eu não me interesso muito por essa serie, principalmente pelo tamanho dela. Acho que quando a serie é muito grande é bem difícil não dar uma escorregada lá pelo meio. Das serie que eu li a maioria tem um ou dois livros que o autor só encheu linguiça.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de