Pular para o conteúdo principal

"Lendas Urbanas" Literárias

Como quase todos os títulos do meu blog (Que não são resenhas) este é mais um inusitado.

Sigo vários blogs, mas é difícil ter um tempo disponível para lê-los. Então hoje tirei o dia para visitar alguns blogs, ler e comentar.
E foi no blog do autor Sergio Carmach que encontrei a inspiração para este post.

O post era antigo e falava do famoso "Arranca rabo" entre Stephen King e Stephenie Meyer.
Quando Stephen disse que tudo que a Sra. Meyer escreve é ruim e ele rasga elogios para J. K. Rowling.

O comentário causou ódio aos fãs de Meyer, que disseram que o Sr. King tinha inveja e estava gagá.
No post o Sergio cita a comparação de alguns especialistas que Meyer e Paulo Coelho são ruins em igualdade. Tudo farinha do mesmo saco.

Então o Sergio levanta a questão: J. K. Rowling é aclamada, recebeu vários prêmios e honrarias, assim como Paulo Coelho. Será que a Sra. Rowling é tão boa? Ou ela, Meyer e Paulo Coelho é tudo farinha do mesmo saco?

E foi aí que um assunto ressuscitou na minha cabeça: "As lendas urbanas" literárias.
Para quem não sabe o que é lendas urbanas vou citar alguns exemplos.

 - Se você beber leite com manga vai ter diarreia.
 - Não coma bala de goma com coca-cola ou seu estômago vai explodir.

E assim como esses mitos populares existem "As lendas urbanas" literárias.

Conheço duas ou três, mas apenas uma eu consegui provar que é mentira.
Vamos as lendas:

 - Livros best seller são todos jogadas de marketing.
 - Paulo Coelho é o pior autor nacional.
 - Advogados não sabem escrever (Essa eu sei que é mentira)

As três lendas que citei acima foram herança do meu curso de Jornalismo.
Tive professores muito "Sábios" que amavam dividir com os alunos seus pensamentos ridículos.
Eles batiam tanto nessa tecla, que ficou gravado na minha memória.

No ano passado fui convidada pelo Sergio a participar de um Círculo de Autores Leitores. Quando eu vi que iria ler um livro escrito por um advogado, senti uma leve dor de barriga.
Comecei a ler "Para Sempre Ana" e conforme passava as páginas via que meus professores estavam errados.
Sergio é advogado, mas ele sabe escrever.

A respeito dos autores citados: Gosto de Stephen King, apesar de ter lido só livro dele.
Não li até agora nenhum livro atual dele, então não sei se ele está gagá.

Eu adoro J. K. Rowling, não acho o trabalho dela ruim e antes de ler o post do Sergio, eu nem sabia que ela tinha ganhado um título da Rainha Elizabeth II. Eu leio porque gosto das histórias, não por causa dos prêmios.

Stephenie Meyer só escreve porcarias? Não sei.
A série Crepúsculo é regular. Tem alguns itens legais, o que mata é aquele casalzinho chato. Sério! Eu não ligo para o vampiro que brilha. As vezes acho que se a autora tivesse feito uma trama mais intrincada, ninguém ligaria ou notaria para o brilho.

Atualmente estou lendo "A Hospedeira". Estou no capítulo 20 e até agora está legal.
Não sei, mas tenho a impressão de que a autora amadureceu e não cometeu tantas gafes como em "Crepúsculo". Mas primeiro preciso terminar o livro.

E quanto ao Paulo Coelho. Eu comprei um livro dele. Nunca li Paulo Coelho.
Em breve vou ler "Veronika Decide Morrer". Assisti metade do filme e gostei. Vamos ver o livro.
Se for uma porcaria, pelo menos não gastei muito. Apenas 14,90.

É isso! Tchau, povão!

Post que inspirou este: http://sergiocarmach.blogspot.com.br/2011/02/stephen-contra-stephenie-antiga.html

Comentários

  1. Eu nem sei o que dizer, pois não entendo muito dessa área.E gostei da postagem.

    ResponderExcluir
  2. rsrs Ótima postagem, Catalina! Gosto do seu modo natural de expor as coisas, sem formalidades ou frescuras :)

    Embora tenhamos estilos diferentes, acho que eu e você caímos no caldeirão da sinceridade quando éramos pequenos, he, he!

    Ah, obrigado pelas palavras que dirigiu a mim :D
    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Filme: Negação

Título: Negação (Denial)  Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall e Andrew Scott. Direção: Mick Jackson. Ano: 2016 Sinopse: Deborah Lipstadt é uma conceituada pesquisadora que em seu livro ataca veementemente o historiador David Irving, que prega que o holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Resenha:   Antes de começar a resenha, gostaria de escrever um trecho do filme (Prometo que isso tem um propósito), vamos ao trecho. A Negação do holocausto repousa sobre 4 afirmações básicas. Nº 1 - Que nunca houve qualquer tentativa sistemát

Entrevistei... Josiane Veiga

Além de fazer resenhas para livros de autores nacionais, agora vou fazer entrevistas. Mas entrevistas com a minha cara, engraçadas e com perguntas doidas. Uma vez ao mês o blog trará um entrevistado. Então se preparem, logo, logo, sairei a caça de autores pelas redes sociais. A primeira "vítima" foi a autora Josiane Veiga. Questionário Legal   Dados da “ Vítima”: Nome: Josiane Veiga Idade: 28. Time do Coração: Grêmio Signo:  Aquário Site:   http://josianeveiga.webnode. com/ Blog:  fic-lovers.blogspot.com Profissão: Securitária Perguntas sérias: 1 – Qual seu estilo literário? Minha linguagem é mais atual, tento ser o menos arcaica possível. Gosto que o leitor visualize a cena como um todo, como se estivesse assistindo a história na tela de um cinema. Já escrevi fantasia, mas minha preferencia é por temas realistas, polêmicos.  2 – Quando decidiu embarcar nessa loucura chamada Escrever? Nunca escolhi. Mas

(Resenha) Redenção - Josiane Veiga

Sinopse: Quanto tempo alguém pode suportar a dor? Inseguro e magoado, KazuoNinomura vê seu mundo de aparências desmoronar juntamente com seu casamento. Abalado pela crise em seu relacionamento e por problemas graves de saúde, todo o presente lhe parece negro e incerto. O que fazer? Desistir e mergulhar em um sofrimento profundo ou lutar pela única coisa que sabe que o tirará da depressão: o amor de Ken Takeshi? Por sorte, ainda há o amor incondicional dos companheiros de banda, cuja amizadeinabalável é a força de que ele precisa para se reerguer. Seis anos após “Rendição”, os membros da banda Jishu retornam com suas peculiaridades e personalidades marcantes,embora cada um deles tenha que conviver com seus próprios demônios e dores, enfrentando crises pessoais, amorosas, preconceito e abnegação. Resenha: Escrever uma resenha para qualquer livro da Josy é difícil. Eu fico sempre me perguntando “Por onde começar?”. E é assim que me encontro agora. Encarando   meu caderno de